Como funciona a contabilidade para YouTubers ou influencers?
Você já parou para pensar nisso?
As profissões do momento ainda são um mistério para muitos. Como é remunerada? Como funcionam as parcerias? Comissão? O Youtube paga a partir de quantas visualizações? Para boa parte das pessoas, a resposta sobre como funciona a contabilidade para eles ainda é um mistério. A verdade é que, estes criadores de conteúdo não falam tanto sobre a profissão ou sobre os detalhes mais “internos” do trabalho.
Pensando nisso, decidimos trazer uma matéria, simples e compacta para você que é, pensa em ser, ou só tem curiosidade mesmo sobre o tema!
Será que esses produtores de conteúdo precisam de assessoria contábil para administrar suas finanças? Será que eles precisam pagar impostos referentes à ocupação? A resposta é: sim! Qualquer remuneração ou faturamento tem incidência de impostos. Talvez se não declarados corretamente, eles fiquem sem a devida tributação, mas que eles são passiveis de tributação, ahhh são!
Contabilidade:
Por ainda não estarmos tão familiarizados com o home office, não conseguimos entender o youtuber e o digital influencer como um trabalho regular, mas é uma profissão como qualquer outra. A diferença é que:
- Trabalham de casa, da praia, da fazenda, da rua.. do shopping… produzindo conteúdo ou influenciando!
- Em geral as relações entre os influencers e os parceiros são de parceria. Vezes em troca de produto. Vezes em percentual de comissão. Tudo depende do que for acertado em contrato…. e aqui vai um adendo: Contrato de Digital Influencer é extremamente complexo! Vale o acompanhamento de um advogado!
- O Youtuber passa a ser remunerado de acordo com as visualizações de seus vídeos. Quanto mais visto, mais ganha! O youtube paga entre R$ 1,00 a 19,00 a cada mil visualizações.
Remuneração/Comissão/ Faturamento. = Receita Bruta = Base de cálculo de impostos!
Como todo outro profissional, os profissionais da internet devem prestar as contas com o leão. É necessário o contato com um bom profissional de contabilidade para auxilia-lo no planejamento. Manter como pessoa física? Abrir uma empresa?
Tudo depende! Para iniciantes, talvez a pessoa física ainda seja uma boa opção, mas vale a análise anual no IRPF. A alíquota na pessoa física pode chegar a 27,5% !!!! Se os acertos com o fisco ficarem pesados, constituir uma empresa é a única saída.
Mas qual o CNAE para essas atividades?
Ainda não existe no Classificação Nacional de atividades uma CNAE especifico de Youtuber ou Digital Influencer, (aliás, já está na hora de uma atualização nessa tabela né?) mas isso não impede a constituição da empresa.
Importante localizar uma atividade próxima da exercida e regularizar a situação. Edição de vídeos pode ser uma boa opção!
Fazer tudo por conta própria e sem pedir informações não é, nem de longe, o mais indicado. É de suma importância que o profissional recorra a pessoas competentes da área contábil.